Aliados tecnologia e ambientes

Aliados: tecnologia e ambientes

Evento organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) reuniu especialistas para falar sobre o uso da inteligência artificial no design de interiores, as especificações e as inovações para poder criar ambientes inteligentes, seguros e funcionais.

Com o objetivo de expandir a visão do público, incentivando assim uma perspectiva de futuro em uma profissão em constante evolução, a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), realizou no sábado (29/03), em São Paulo, a sétima edição do “Um Dia com a ABD”. A organização do evento elaborou sua programação para ser uma jornada imersiva, especialmente para estudantes da área e recém-formados.

A curadoria ficou a cargo de Sueli Garcia, presidente do Conselho Acadêmico da ABD e cofundadora do escritório Casa P.O.Box, empresa especializada em pesquisas de tendências. O conteúdo apresentado nos painéis foi resultado de um estudo aprofundado sobre macrotendências, abordando aspectos científicos, culturais, geográficos, políticos e tecnológicos, entre outros.

Cada especialista teve seu tema cuidadosamente selecionado a partir de um processo rigoroso de análise, priorizando os pontos mais relevantes para fomentar discussões e estimular uma visão de futuro. “Diante das transformações rápidas que impactam a profissão, prevê-se que as principais mudanças ocorram até 2028, tornando portanto essencial a atualização contínua dos profissionais”, observou Rosane Gulhak, gerente de Marketing da associação.

Aliados tecnologia e ambientes
Painel com a presença de especialistas

Expertise

O público presente ao Centro Brasileiro Britânico pôde apreciar a exposição de cada convidado dos painéis, onde foram explorados diversos temas, entre eles, o uso da IA em equipamentos, automação residencial, segurança e inovação, assim como, as especificações corretas para cada solução e as novidades do mercado para projetar e modernizar ambientes com inteligência e eficiência.

O engenheiro e diretor da Marbie Systems, empresa de consultoria e projetos de automação residencial e predial, José Roberto Muratori, abordou a evolução do mercado de automação residencial no Brasil e as suas tendências. Ele comentou sobre os novos hábitos de consumo que revelam nichos emergentes para a aplicação da tecnologia no lar, destacando a importância do projeto e da correta aquisição dos equipamentos e soluções para garantir seu uso intuitivo e recorrente pelos moradores. Além disso, salientou a interação necessária entre designers de interiores com profissionais e empresas de automação para a obtenção de um projeto relevante e personalizado para cada tipo de morador.

Fernando Balassanian, engenheiro e diretor comercial da BHX Brands e representante da marca de automação residencial Orvibo no Brasil, analisou os resultados da instalação de modernos sistemas de automação em residências. Ele também destacou a importância do design desses produtos acompanhar as tendências mais modernas de decoração dos ambientes.

David Girelli, diretor de Marketing da Somfy para a América Latina, exibiu uma série de soluções de automação e falou sobre a importância do controle da iluminação natural através de sistemas automatizados, que utilizam persianas, cortinas, toldos, assim como outros elementos para trazer diferenciais importantes nos aspectos de eficiência energética, conforto ambiental e design.

E selando a participação dos especialistas, o arquiteto Henrique Barsaglini apresentou as novas ferramentas que designers e projetistas podem utilizar para garantir assim máximo desempenho e resultados otimizados no desenvolvimento dos projetos. Ele ainda demonstrou a possível utilização da IA e da modelagem de todo tipo de objetos necessários para trazer dessa forma assertividade e uma apresentação mais rica e completa.

Aliados tecnologia e ambientes
José Roberto Muratori durante sua apresentação

Representatividade

Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) criou e defendeu o projeto de lei que regulamentou a profissão de designers de interiores no Brasil. É a maior representante da categoria na América Latina com mais de 15 mil associados e está representada por regionais localizadas no Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, com sucursais no Vale do Paraíba e na cidade de Campinas), Centro-oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e Nordeste (Bahia, Ceará e Sergipe).

Sobre o evento, Rosane Gulhak afirmou que essa edição alcançou plenamente os objetivos, proporcionando assim um conteúdo de alto valor. “Foram sete horas e meia de programação com especialistas que enriqueceram o repertório dos participantes. O público preencheu completamente as 160 vagas presenciais. A transmissão on-line ampliou o alcance do evento. Ele foi transmitido para 18 estados. E entre patrocinadores e parceiros, contamos com a participação de 17 empresas”.

O próximo “Um Dia com a ABD” já está sendo preparado para o segundo semestre deste ano e será no Rio de Janeiro. “O evento continua a ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e novas oportunidades, fortalecendo portanto a conexão entre a comunidade do design de interiores e a ABD. Acreditamos no poder da educação e da colaboração para transformar assim o setor”, assegura a diretora de Marketing.

Leia também Design de interiores humanizado: como a tecnologia e a IA transformam casas em espaços de saúde, proteção e bem-estar

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias