A utilização de smart lockers em condomínios segue em ritmo acelerado

A utilização de smart lockers em condomínios segue em ritmo acelerado

Com o avanço do comércio online, a necessidade de controlar o fluxo de entregas em um condomínio se tornou um grande desafio. Desta forma, surgiram os smart lockers (ou armários inteligentes) que se tornaram uma solução bastante adequada para o recebimento e retirada de encomendas.

Esta solução evita o extravio ou danificação de encomendas, não impõe limitação de horários da portaria e aceita uma movimentação intensa de entregadores em áreas restritas como algo rotineiro e até necessário

Com os armários inteligentes podem ser garantidas a privacidade e a conveniência para os condôminos, além de segurança e agilidade para o próprio condomínio. Sem limitação de horários (ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana), os armários são instalados nas áreas comuns indicadas pelos gestores e suas dimensões atendem o espaço disponível e as necessidades especificas de cada condomínio. São levados em conta a frequência de entregas assim como o número de moradores ou usuários do condomínio para este dimensionamento. É importante também destacar que este tipo de recebimento de mercadorias e correspondências se adequa a todo modelo de portaria: presencial, remota, 24 horas ou horário parcial.

Como funciona?

É possível monitorar remotamente todo o fluxo de entrega e retirada, além da reserva de gavetas e armários, tanto por um portal exclusivo quanto por aplicativos de mensagem do tipo WhatsApp. O responsável coloca a encomenda na gaveta selecionada e, imediatamente, o destinatário recebe um aviso sobre a disponibilidade e da identificação da gaveta. Somente ele então, com o código recebido, poderá abrir a gaveta e retirar a sua encomenda.

Os smart lockers em condomínios oferecem diversas vantagens para moradores e administradores. Aqui estão alguns motivos para utilizá-los:

Mais Segurança para Entregas

  • Evitam extravios ou furtos de encomendas.
  • Apenas o destinatário tem acesso à sua encomenda, via código ou aplicativo.

Maior Conveniência

  • Moradores podem retirar seus pacotes a qualquer hora, sem depender de porteiros ou síndicos.
  • Notificações automáticas informam sobre a chegada da encomenda

Redução da Demanda sobre a Portaria

  • Porteiros não precisam mais administrar entregas manualmente.
  • Diminui a necessidade de contato com entregadores, o que melhora a segurança.

Menos Custos Operacionais

  • Redução do tempo e esforço gastos na gestão de pacotes.
  • Pode até permitir a substituição de portaria física por portaria remota.

Valorização do Condomínio

  • Tecnologia moderna agrega valor ao empreendimento.
  • Maior diferencial competitivo para novos compradores e locatários.

Este artigo contou a colaboração da Meu Locker, uma empresa de tecnologia brasileira que oferece soluções de software e hardware para gestão automatizada de encomendas.

Leia também Gestão predial moderna: o papel indispensável do conhecimento técnico

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias