A área de educação está investindo cada vez mais em tecnologias da internet das coisas para uma ampla variedade de propósitos, como melhorar a eficiência operacional, aprimorar o aprendizado dos alunos, aumentar a eficiência energética e conter custos. Esses investimentos foram impulsionados durante a pandemia de COVID-19. Cada vez mais, a segurança escolar também é um foco, à medida que as escolas lidam com violência.
Tecnologias escolares tradicionais
- Computadores, tablets e acessórios
- Equipamentos de rede (roteadores/gateways. extensores, redes mesh)
- Impressoras
- Smart TVs/monitores, projetores, quadros inteligentes
- Alto-falantes, fones de ouvido, equipamentos de áudio
Equipamentos e ferramentas digitais
- Lousas digitais interativas
- Impressoras 3D para projetos educacionais
loT de próxima geração para espaços inteligentes
- Sistemas de controle de acesso
- Ferramentas de qualidade do ar
- HVAC conectado e termostatos inteligentes
- Controle de consumo de energia nos diversos ambientes visando maximizar a eficiência no uso
- Vigilância e monitoramento por vídeo
- Detecção de vazamento de água
O setor de educação tem considerações únicas em comparação com outros mercados, especialmente para escolas de ensino fundamental:
Veja alguns itens específicos do setor educacional
Privacidade e Segurança de Dados
O mercado tem preocupações e regulamentações especiais de privacidade e segurança de dados que devem ser seguidas tanto por fornecedores quanto por sistemas escolares, bem como regulamentações estaduais e locais relevantes. Integradores devem estar preparados para seguir essas regulamentações e melhores práticas para atender a este mercado.
Ciclos de Compra
As escolas sequem um processo de orçamento anual e têm uma janela limitada para a compra de novas tecnologias, que as empresas que buscam atender a este mercado devem seguir. Integradores devem alinhar seu processo de vendas com este cronograma.
Cronogramas de Instalação
As necessidades de instalação e suporte devem estar alinhadas com os horários escolares, incluindo dias letivos e o ano escolar, para não serem disruptivas. Integradores devem estar cientes de que a instalação e o suporte podem não seguir o horário regular de trabalho.
Conclusão
A oportunidade de mercado apresentada pelo setor educacional é enorme, mas também burocrática e dependente de atores locais e federais. Empresas que oferecem sistemas de automação e tecnologia como os citados e que consigam navegar com sucesso pela burocracia dos sistemas escolares, ambientes regulatórios e ciclos de compra têm muito a ganhar.
Este artigo utilizou informações da Parks Associates do relatório “Smart Spaces: New Opportunities for Custom Integrators”.